Ícone do site Manga com Papinha

Brincadeira Sensorial com Gelo para Bebês

Brincadeira Sensorial com Gelo para Bebês

Estamos em plena férias de verão e para a peteca não cair, trago uma sugestão bacana para fazer com o seu filho: Brincadeira Sensorial com Gelo!

Afinal, calor e água gelada nasceram um para o outro!

Não se prenda apenas ao que escreverei aqui, usa a sua imaginação para criar novas brincadeiras, estreitar o laço de amizades (chame os vizinhos, primos e amigos para participar) e estimular o desenvolvimento do seu filho.

Agora chega de papo e vamos brincar com os pequenos?

 

Brincadeira Sensorial com Gelo – prepare essa atividade para o seu filho para os dias quentes de verão!

 

Primeiramente, quero falar um pouco do meu filho: ele tem dois anos de idade e está super interessado em brincadeiras que trabalham os movimentos do seu corpo.

Em segundo lugar, ele tem também Transtorno do Processamento Sensorial e por esse motivo, sempre estou fazendo atividades que trabalhem todos os sentidos do seu corpo. 

Mas o que seria isso?

Esse transtorno acontece devido a dificuldade do cérebro em interpretar estímulos sensoriais, sendo que algumas pessoas são mais sensíveis a cheiros, texturas, luzes, sons entre outros.

Em outros casos, o cérebro tem baixa resposta sensorial, o que pode causar problemas para aquela pessoa. Ela pode não ser capaz de sentir o cheiro de um vazamento de gás ou não ter dor quando acontece algum acidente.

 

Para trabalhar isso, faço várias brincadeiras bacanas com o Otto e o gelo é uma delas!

 

A princípio, a brincadeira foi bem simples, separei algumas pedras de gelo, água pintada de laranja (corante alimentício) e coloquei tudo em um prato para ele brincar.

Aí ficou livre, ele poderia fazer o que bem entender com esse material e a decisão do meu pequeno foi transferir a água e as pedras de gelo para o outro pratinho que estava vazio, assim, trabalhando a coordenação motora fina.

É claro que a bagunça passou por aqui, ele derrubou na bandeja e bateu as palmas naquela água super gelada. Também explorou os cubos de gelo, sempre analisando a mudança da água do estado sólido para líquido.

Agora, vamos combinar? A vida é uma verdadeira descoberta!

Deste modo, o meu pequeno trabalhou a força, a inteligência, a criatividade, a coordenação motora fina, além de enriquecer o seu cérebro com estímulos visuais, tátil e sonoro.

 

 

Quais os outros tipos de brincadeiras eu posso fazer com o meu filho usando o gelo?

 

 

 

Dicas muito importantes para qualquer tipo de Brincadeira Sensorial com Gelo!

 

Lembrando, crianças pequenas ou que tem busca sensorial oral, pode querer colocar as pedras de gelo na boca, correndo o risco de engasgo.

Brinque apenas nos dias quentes e cuidado com o piso molhado! Por isso, deixe sempre um pano seco ao lado, já que pode ser escorregadio e alguém pode cair.

Claro, queremos diversão e não confusão.

Por fim e mais importante, sempre tenha um adulto acompanhando, para evitar acidentes.

Além disso, use roupas velhas e confortáveis, já que o risco da criança se molhar e sujar é bem grande.

 

 

Já que você chegou até aqui, aproveite para ler também outros textos, brincadeiras e prosas que já escrevi por aqui:

 

 

Ou clique aqui e veja mais papo de mãe, assunto gerais já publicados no Manga com Papinha.

 

 

 

Gostou dessa postagem Brincadeira Sensorial com Gelo | Importância no Desenvolvimento Infantil!?
Então compartilhe nas suas mídias sociais e não esqueça de seguir o Manga com Papinha nas Redes Sociais.
Agora, você fez essa brincadeira em casa? Me marque no instagram @mangacompapinha, adoramos ver as fotos e resultados dos pratos ensinados por nós.

 

Sair da versão mobile